segunda-feira, 12 de março de 2012
Observação de Aves nas PORTAS de RÓDÃO, Sábado 17 de MARÇO 2012
No próximo sábado, 17 de Março, o Núcleo de Lisboa do FAPAS organiza uma visita às Portas de Ródão, garganta do Tejo próximo de Vila Velha de Ródão.
Partida de Lisboa às 8h24, regresso às 18h11.
A actividade é gratuita, apenas tem que pagar o transporte: a deslocação é feita de comboio Intercidades com partida e regresso a Lisboa (Gare do Oriente).
Custo do bilhete ida-e-volta: 15,00 euros (preço especial para grupo).
A actividade não tem seguro.
O número de participantes é limitado, a inscrição individual é necessária.
O principal objectivo é a observação de aves de grande porte que ocorrem no local, nomeadamente Grifo, Cegonha-preta, Garça-real, Milhafre-preto, eventualmente Corvo-marinho e Águia-de-bonelli.
Outros motivos de interesse incluem observação da flora (zimbral), paisagem, geologia e vestígios históricos (ver mais informação no final desta mensagem).
Descrição da actividade nas Portas de Ródão:
Percurso pedestre de cerca de 3 km (ida) desde a estação de Vila Velha de Ródão até às Portas de Ródão, pela margem esquerda do Tejo, com subida ao topo Sul da falésia (desnível de cerca de 200 metros). Piquenique no local, observação de aves e paisagem com binóculos e telescópio. Regresso a Vila Velha pelas margens do Tejo.
Dificuldade: MÉDIA, pela subida acentuada até ao alto da falésia. Aconselhado a jovens a partir dos 14 anos.
Horário e pontos de encontro:
LISBOA - Gare do Oriente, junto às bilheteiras da CP às 7h50 (o comboio parte às 8h24).
Vila Velha de Ródão - na estação da CP às 10h40 (chegada do comboio).
Regresso: saída de Vila Velha de Ródão às 15h48, chegada à Gare do oriente às 18h11.
Equipamento aconselhado: Calçado confortável e resistente, vestuário adequado às condições meteorológicas, chapéu, água, farnel para piquenique. Binóculos e máquina fotográfica.
Para se inscrever na actividade:
Envie uma mensagem para nucleolisboa@fapas.pt , ou telefone para 93 8491355.
Indique o número de pessoas, idade e ponto de encontro (Lisboa ou Vila Velha de Ródão).
Se possível deixe um telemóvel para contacto.
A inscrição só será efectiva após confirmação por parte do FAPAS.
----------------
Mais informação sobre as PORTAS de RÓDÃO:
As PORTAS de RÓDÃO são uma imponente estrutura geológica situada nas margens do rio Tejo, perto de Vila Velha de Ródão. Neste local o rio abriu uma passagem numa crista de quartzito perpendicular ao leito do Tejo, formando uma estreita garganta rochosa com cerca de 200 metros de desnível.
A crista de quartzito (uma rocha muito antiga e de grande dureza) faz parte da serra das Talhadas, situada nos concelhos de Nisa e Vila Velha de Ródão, com uma extensão de cerca de 30 km, e atingindo uma altura máxima de 570 m.
Aqui ocorre uma das maiores colónias de grifos de Portugal, e outras interessantes espécies de aves: águia-de-bonelli, milhafre-preto, bufo-real, cegonha-preta, melro azul, garça-real. Na vegetação merece destaque o zimbro, conífera com uma distribuição muito restrita em Portugal.
O percurso de comboio pela linha da Beira Baixa segue ao longo do rio Tejo entre Abrantes e Vila Velha de Ródão, permitindo apreciar nalguns locais uma paisagem fluvial próxima do estado natural, com cascalheiras e ilhotas rochosas onde cresce uma vegetação característica de freixos, lódãos, amieiros e tamargueiras.
Neste local encontra-se um dos maiores conjuntos da Europa de arte rupestre outrora ao ar livre, constituída por mais de 40.000 gravuras gravadas nas rochas das margens do Tejo, a maior parte do período Neolítico. Hoje estão na sua quase totalidade submersas pela albufeira da barragem do Fratel, a jusante de Ródão.