quarta-feira, 4 de abril de 2012

REUNIÃO de SÓCIOS do NÚCLEO DE LISBOA, Domingo 15 de Abril, 16h30





Vai decorrer no próximo dia 15 de Abril de 2012, domingo,pelas 16h30 uma reunião de sócios do Núcleo de Lisboa do FAPAS, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apresentação do livro "Árvores do PN da Peneda-Gerês", nova edição do FAPAS.
2. Apresentação do Relatório de Actividades dos anos 2010 e 2011.
3. Apresentação de contas dos anos 2010 e 2011
4. Eleição da comissão coordenadora
5. Discussão do Plano de Actividades para 2012
6. Outros assuntos.


A reunião realiza-se no Café-Restaurante "Real Príncipe", na Rua da Escola Politécnica, nº51, em Lisboa (próximo do Largo do Príncipe Real).
Transportes públicos:
Autocarros - R. Escola Politécnica: 758, 773; Largo do Rato: 706, 720, 727, 738, 774.
Metro - Linha Amarela, Estação Rato.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Observação de Aves nas PORTAS de RÓDÃO, Sábado 17 de MARÇO 2012


No próximo sábado, 17 de Março, o Núcleo de Lisboa do FAPAS organiza uma visita às Portas de Ródão, garganta do Tejo próximo de Vila Velha de Ródão.  
Partida de Lisboa às 8h24, regresso às 18h11.

A actividade é gratuita, apenas tem que pagar o transporte:  a deslocação é feita de comboio Intercidades com partida e regresso a Lisboa (Gare do Oriente). 
Custo do bilhete ida-e-volta: 15,00 euros (preço especial para grupo).   
A actividade não tem seguro. 
O número de participantes é limitado, a inscrição individual é necessária.


O principal objectivo é a observação de aves de grande porte que ocorrem no local, nomeadamente Grifo, Cegonha-preta, Garça-real, Milhafre-preto, eventualmente Corvo-marinho e Águia-de-bonelli.
Outros motivos de interesse incluem observação da flora (zimbral), paisagem, geologia e vestígios históricos (ver mais informação no final desta mensagem).

Descrição da actividade nas Portas de Ródão:
Percurso pedestre de cerca de 3 km (ida) desde a estação de Vila Velha de Ródão até às Portas de Ródão, pela margem esquerda do Tejo, com subida ao topo Sul da falésia (desnível de cerca de 200 metros). Piquenique no local, observação de aves e paisagem com binóculos e telescópio.  Regresso a Vila Velha pelas margens do Tejo.


Dificuldade: MÉDIA, pela subida acentuada até ao alto da falésia. Aconselhado a jovens a partir dos 14 anos.


Horário e pontos de encontro:


LISBOA - Gare do Oriente, junto às bilheteiras da CP às 7h50 (o comboio parte às 8h24).

Vila Velha de Ródão - na estação da CP às 10h40 (chegada do comboio).


Regresso:  saída de Vila Velha de Ródão às 15h48, chegada à Gare do oriente às 18h11.

Equipamento aconselhado: Calçado confortável e resistente, vestuário adequado às condições meteorológicas, chapéu, água, farnel para piquenique. Binóculos e máquina fotográfica.

Para se inscrever na actividade:
Envie uma mensagem para nucleolisboa@fapas.pt , ou telefone para 93 8491355.
Indique o número de pessoas, idade e ponto de encontro (Lisboa ou Vila Velha de Ródão).
Se possível deixe um telemóvel para contacto.
A inscrição só será efectiva após confirmação por parte do FAPAS.

----------------

 Mais informação sobre as PORTAS de RÓDÃO:

As PORTAS de RÓDÃO são uma imponente estrutura geológica situada nas margens do rio Tejo, perto de Vila Velha de Ródão.  Neste local o rio abriu uma passagem numa crista de quartzito perpendicular ao leito do Tejo, formando uma estreita garganta rochosa com cerca de 200 metros de desnível.

A crista de quartzito (uma rocha muito antiga e de grande dureza) faz parte da serra das Talhadas, situada nos concelhos de Nisa e Vila Velha de Ródão, com uma extensão de cerca de 30 km, e atingindo uma altura máxima de 570 m.

Aqui ocorre uma das maiores colónias de grifos de Portugal, e outras interessantes espécies de aves: águia-de-bonelli, milhafre-preto, bufo-real, cegonha-preta, melro azul, garça-real.  Na vegetação merece destaque o zimbro, conífera com uma distribuição muito restrita em Portugal.

O percurso  de comboio pela linha da Beira Baixa segue ao longo do rio Tejo entre Abrantes e Vila Velha de Ródão, permitindo apreciar nalguns locais uma paisagem fluvial próxima do estado natural, com cascalheiras e ilhotas rochosas onde cresce uma vegetação característica de freixos, lódãos, amieiros e tamargueiras.

Neste local encontra-se um dos maiores conjuntos da Europa de arte rupestre outrora ao ar livre, constituída por mais de 40.000 gravuras gravadas nas rochas das margens do Tejo, a maior parte do período Neolítico. Hoje estão na sua quase totalidade submersas pela albufeira da barragem do Fratel, a jusante de Ródão.




segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

OBSERVAÇÃO DE AVES no ESTUÁRIO do TEJO (ALCOCHETE) - DOMINGO, 12 Fev. 15h00-17h30




No Domingo, 12 de Fevereiro, vamos fazer um percurso pedestre com cerca de 3 km numa zona de sapal e antigas salinas perto de Alcochete, integrada na Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Os participantes poderão observar com binóculos e telescópios várias centenas de aves aquáticas e algumas aves de de rapina que frequentam o local.   Flamingos, Garças, Maçaricos, Pilritos, Perna-longas, Corvos Marinhos, Patos, Galeirões, Mergulhões, Alfaiates, Rolas-do-mar, Águias Sapeiras, Peneireiros e várias outras espécies são visitantes habituais das margens do Estuário do Tejo durante o Inverno.

A visita é gratuita, mas de inscrição obrigatória, para o endereço  nucleolisboa@fapas.pt
ou para o telemóvel 93 849 1355.

Deslocação:  a caminhada começa no Sítio das Hortas, perto do Freeport de Alcochete, que é acessível por carreiras de autocarros dos TST a partir de várias localidades (Montijo, Pinhal Novo, Setúbal, Lisboa).  Elementos do FAPAS acompanham os participantes na deslocação em transportes públicos a partir de Lisboa.  Para o regresso há autocarros para Lisboa de hora a hora.

Dificuldade:  Actividade acessível a crianças a partir de 8 anos.

Horário:  A caminhada tem início pelas 15h00 e termina pelas 17h30.  Regresso a Lisboa: autocarros partem de hora a hora a partir das 17h50, chega à Estação do Oriente 25 minutos depois.

Pontos de Encontro: 
LISBOA - Gare do Oriente.  às 14h na paragem de autocarros da carreira Lisboa-Montijo dos TST (431), situada no terminal de autocarros da Gare do Oriente (o autocarro parte às 14h15).
Veja a localização aqui:   




Bilhete comprado no autocarro (cerca de 3 euros só ida), ou utilizando pré-comprados (5,40 euros ida-e-volta).


ALCOCHETE- (Sítio das Hortas) às 15h00, no Parque de Merendas no final da estrada alcatroadaPara chegar em transporte próprio, utilize a via rápida Montijo-Alcochete (IC3), saia em direcção a Alcochete. Depois de passar o Freeport, após a segunda rotunda encontra um desvio à direita com a indicação "Sítio das Hortas", siga a estrada até ao final do alcatrão.
Veja o mapa google aqui:  



Equipamento aconselhado: Calçado confortável e resistente. Vestuário adequado às condições meteorológicas, água, binóculos.

----------

Para se inscrever nas actividades, ou pedir informações:
Envie uma mensagem para nucleolisboa@fapas.pt, deixando o seu nome e contacto (email e telemóvel),
ou ligue para o telemóvel 93 8491355.
Indique qual  o ponto de encontro, o meio de transporte e o número de pessoas.
É importante que deixe uma forma de contacto (preferencialmente telemóvel) para ser informado de eventuais alterações do programa.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MONTEJUNTO: VAMOS PLANTAR CARVALHOS, em vez de EÓLICAS





INFORMAÇÃO :  Acção de protesto contra Parque Eólico em Montejunto.
Decorreu no passado domingo, 15 de Janeiro, em Montejunto uma acção de protesto organizada por diversas associações ambientalistas para evitar a instalação de um parque eólico em plena Área Protegida da Serra de Montejunto. São 17 aerogeradores e 15 km de estradas de acesso a implantar numa área de 600 hectares, totalmente incluída na referida Área de Paisagem Protegida.
Os efeitos serão devastadores para a flora e para alguma fauna (aves, morcegos), além de descaracterizar a paisagem supostamente protegida.
Veja as fotos da acção aqui: acção protesto 15jan
Está a correr uma petição pública - ver aqui:    petição Montejunto
Foi criado também um blog da campanha:  blog Montejunto
Assinem e divulguem, por favor.

--------------------------
CAMPANHA "Vamos Plantar Árvores Nativas"
O FAPAS organiza há vários anos sementeiras e plantações de árvores e arbustos nativos em diversas áreas naturais de Portugal. 
Veja uma pequena reportagem sobre algumas das acções realizadas pelo Núcleo de Lisboa no ambito desta campanha:

 
Na Serra de Montejunto já plantámos este ano mais de 150 carvalhos-cerquinhos, graças à participação de cerca de 20 voluntários.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MONTEJUNTO, 15 de Janeiro 2012: NÃO às EÓLICAS!



Imagens do protesto de várias associações ambientalistas em Montejunto, no domingo, 15 de Janeiro, denunciando a prevista instalação de um parque eólico com 17 aerogeradores, 15 km de estradas de acesso, ocupando 600 hectares da Área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (concelhos de Alenquer e Cadaval).


O FAPAS participou no protesto, onde se efectuou a plantação simbólica de 17 carvalhos-cerquinhos, representando a alternativa de manutenção e apoio dos habitats naturais em vez da artificialização da Área Protegida.