Desde a sua fundação em 1990 que o FAPAS promove a plantação e sementeira de árvores nativas, quer organizando voluntários em acções de sua iniciativa, quer colaborando com escolas e outras instituições em acções semelhantes.
O Núcleo de Lisboa promove acções de recuperação da vegetação nativa desde 2003, tendo dedicado particular atenção à propagação do carvalho-cerquinho.
Também conhecido como carvalho-português, esta árvore tem a principal área de distribuição em Portugal, nomeadamente no Centro Litoral entre Sines e Figueira da Foz, com outra zona de implantação no Nordeste Transmontano.
No passado o cerquinho formava extensas matas, proporcionando conções para a existência de centenas de outras espécies de plantas e animais selvagens. Após centenas de anos de intervenção humana, esta árvore subsiste hoje numa percentagem muito reduzida (cerca de 1%) da sua área de distribuição natural.
Carvalho-cerquinho em Montejunto:
Medronheiro e murta, arbustos frequentemente associados ao cerquinho:
RECOLHA de SEMENTES de CERQUINHO (Bolotas)
A época de frutificação do carvalho-cerquinho decorre de princípio de Outubro a meados de Novembro. As sementes são recolhidas no chão ou na própria árvore.
Montachique (Loures) 2004
Arrábida 2005
Zona de Loures 2006
Ansião 2007
SEMENTEIRAS e PLANTAÇÕES de CERQUINHO
Alverca 2003, com alunos da Escola Básica do Bom Sucesso
2004 Serra de Sintra (com o Grupo Ecológico de Cascais)
Arrábida fev.2005
Montejunto 2005
Montejunto 2007
Sementeira no viveiro do FAPAS, 2005
Cerquinhos no viveiro do FAPAS, 2009